terça-feira, 22 de abril de 2014

Os efeitos do fumo sobre sua pele

Na maioria das vezes, não precisamos ver uma pessoa com cigarro na mão para perceber sua condição de fumante. Além do hálito – normalmente aliado ao cheiro impregnado no cabelo e roupa – e dos dentes amarelados, sua pele  denuncia o vício.
Foto publicada pelo jornal inglês Daily Mail


E os efeitos do fumo sobre a pele são muitos. A ocorrência de cravos por obstrução de poros pelo alcatrão é o menor deles.  Na verdade, o estrago é muito, muito maior.

O envelhecimento é um dos efeitos mais evidentes do fumo sobre o organismo. Estudos recentes asseguram que o tabagismo tem, na formação de rugas profundas, influência maior que a exposição ao sol. Como ocorre isso?


Fibroblasto é a principal célula secretora do colágeno. E a nicotina produz uma enzina que destrói os fibroblastos, o que faz com que o tecido conjuntivo perca a elasticidade. A nicotina também bloqueia as ligações da elastina (proteínas fibrosas e elásticas), reduz o manto de gordura da pele, tornando-a mais seca e opaca.

Sem falar que provoca a diminuição do fluxo sanguíneo pela vasoconstrição, diminuindo significativamente a oxigenação e nutrição das células da pele – o que prejudica a camada germinativa, que é a que renova a pele.

Os antioxidantes são reduzidos perdendo sua capacidade de defesa contra os radicais livres. Ocorre, também, uma diminuição da secreção sebácea, o que provoca descamações, fissuras e ressecamento em função das alterações nos lipídios e pela falta de água. Porque tem mais essa: o fumo desidrata o organismo.

Com tudo isso, a pele atinge um tom cinza amarelado, perde o viço, a vitalidade, fica flácida, opaca e com manchas. A pele de fumantes tem a aparência de muito mais velha que a de não fumantes da mesma idade – o que pode ser observado em nosso dia-a-dia, com pessoas de nosso relacionamento.

Se você fuma, lembre-se que, além de ser o principal responsável por mortes evitáveis do mundo, o cigarro envelhece! Uma pessoa que fuma muito pode ter até cinco vezes mais rugas. Mas acredite: ao parar de fumar, além de garantir uma melhora geral a seu organismo, sua pele também irá agradecer. Em pouco tempo, o aspecto geral estará bem melhor. As rugas poderão ser tratadas com ácido hialurônico – mas o sucesso do tratamento depende da suspensão do hábito.

Veja matéria publicada pelo jornal inglês Daily Mail comparando gêmeos univitelinos fumantes e não fumantes. E, se você ainda fuma, abandone esse vício imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário