terça-feira, 8 de abril de 2014

Evitando e combatendo os vasinhos do nariz

Aí você chega na frente do espelho e vê. Esfrega os olhos, observa melhor. Pensa consigo mesmo: “ontem este vasinho não estava aqui em volta do meu nariz”. Talvez até estivesse. Mas agora que você o viu, ele fica te incomodando muito mais do que é de se supor que incomode um sinal tão pequeno.

Mas é isso o que me relatam os pacientes – principalmente as pacientes - que chegam ao consultório para tratar os telangiectasias, que é o nome científico desses “vasinhos”. Bem, primeira coisa que você precisa saber: você não é a única. Vasinhos aparentes são mais comuns que se imagina. Nas mulheres aparecem mais nas pernas, por isso quando surgem no rosto causam tanto incômodo. E a segunda coisa a saber é que tem tratamento eficaz.


Daqui em diante, vamos falar apenas dos vasinhos faciais. Trata-se de uma dilatação permanente, cujo diâmetro pode variar de 0,1 a 1,0 milímetros e comumente ocorre no nariz, na região malar (acima da maça do rosto) e no queixo.

Sua principal causa é a predisposição genética, mas o fotoenvelhecimento, o consumo de álcool, de fumo, a rosácea , os distúrbios hormonais – fisiológicos, por uso de anticoncepcionais ou reposição – e o uso de corticoides e de medicamentos tópicos também podem ser apontados como causa dos telangiectasias.

O tratamento costuma dar bons resultados. Minhas opções de tratamento são a radioeletrocirurgia, o laser ou a luz pulsada. A radioeletrocirurgia usa o calor que passa por uma agulha para secá-los. A luz pulsada melhora o colágeno ao redor dos vasos, diminuindo seu diâmetro. O laser segue o pigmento dentro do vaso e o faz explodir. São necessárias de três a cinco sessões dependendo do número de vasos e do procedimento escolhido e todos eles podem ser feitos com anestesia tópica e resfriamento da área tratada.

Mas lembre-se: evitar é sempre muito interessante.  Quem tem predisposição familiar ou quem já apresentou o problema, quer tenha tratado ou não, deve procurar manter a pele resfriada nos dias muito quentes - com água fria, toalhinha umedecida gelada, água termal. Um método simples e eficaz é pegar balões de borracha – os papos de anjo, esses das festas infantis -, colocar cerca de 100 ml de água e deixar no congelador. Dessa forma, sempre terá uma bolsinha de gelo para refrescar o rosto ao chegar em casa.

Um comentário:

  1. Tenho 18 apareceu em mim no naris fiquei desesperada as informação aqui ja me alívio um pouco pois a aparência desses vasinhos incomoda ainda mais Eu por ser tão nova .

    ResponderExcluir