quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Sobre pintas, sardas e manchas de nascença

As pintas, também chamadas "sinais", se desenvolvem durante os primeiros anos de vida. Aumentam em número até mais ou menos os 25 anos e, a partir daí, começam a crescer ou mudar de aspecto. Sempre devem ser avaliadas pelo dermatologista. As pintas nem sempre são lisas ou planas e vejo muita gente chegando com pintas queimadas porque foram tratadas como "verrugas".

As chamadas “sardas” são genéticas e se desenvolvem com a idade. São mais comuns nas pessoas de pele clara. Localizam-se na face, mas podem aparecer em outras áreas, como braços e colo. Nos ruivos estas sardas podem estar pelo corpo todo. Hoje tratamos com Laser de CO2 fracionado, com excelentes resultados.

As "manchas de nascença" podem ser de família e já existem desde o nascimento. São aquelas que os pais veem e já identificam: "é igualzinha a da mamãe!". Podem ter vários aspectos e cores: castanho escuro, branco, vermelho. Algumas podem estar relacionadas com doenças, mas são raras. Geralmente são as manchas em tons castanho claro e vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário