segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Estrias: as vilãs das mulheres

As estrias geralmente surgem quando há uma oscilação brusca de peso ou altura. Essas marquinhas são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele. Elas costumam aparecer quando há mudanças físicas, como a puberdade, gravidez ou obesidade. Fatores genéticos também podem estar envolvidos. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e epiderme. Quando recentes são de cor rósea e podem apresentar discreta coceira. As antigas ficam esbranquiçadas.

A eficácia do tratamento irá depender da fase da estria, o local em que ela se encontra e sua espessura. É importante lembrar que não há cura total, mas há significativa melhora em sua aparência. A genética do paciente, a raça, a idade e a produção de colágeno individual são fatores que também influenciam no sucesso do tratamento.

Há vários tipos de tratamento: cremes tópicos, aplicação de ácido retinoico, lasers e peelings. Para prevenir as estrias é importante manter o peso constante, evitar o uso de anabolizantes e manter a pele hidratada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário