sexta-feira, 7 de março de 2014

Poluição brasileira derrota zumbis de Nova York

O que isso tem a ver com a sua pele? Eu conto já.


Antes, veja que interessante a história de um grupo de publicitários brasileiros que produziu um vídeo muito criativo para denunciar a poluição do ar. Eles mostraram que, em três segundos, é possível encher um balão com o ar que sai do cano de descarga dos carros.
  O vídeo é tão interessante que ganhou um concurso de publicidade nos EUA.  Venceu até os produtores do famoso seriado 'Walking Dead', que colocaram zumbis numa rua de Nova York provocando sustos nos pedestres. Veja que legal.



Bem, agora veja as dicas para proteger sua pele da poluição


Mesmo em Brasília, onde  a poluição do ar é menor que em outras metrópoles, é preciso ter cuidados para evitar que os gases dos veículos, a poeira e a fumaça do cigarro causem danos à nossa saúde. A pele é a parte mais exposta às agressões externas. Ela absorve as toxinas e acaba sofrendo uma irritação na camada córnea, que é parte importante da proteção natural do nosso organismo.

Alguns poluentes têm substâncias que podem alterar o metabolismo celular, levando à liberação de radicais livres. Isso provoca degradação do colágeno e destruição das fibras elásticas, responsáveis pela sustentação e firmeza da pele. O resultado desta degradação é o envelhecimento precoce.

Outro importante efeito da poluição sobre a pele é o acúmulo de micropartículas de substâncias tóxicas. O ar poluído expõe nossa pele a partículas metálicas invisíveis, produtos de combustão de gasolina e poeira, que levam à obstrução dos poros, provocando o aumento da oleosidade, o que contribui para o aparecimento de cravos e espinhas.

A poluição também potencializa os efeitos negativos da radiação solar, uma vez que a emissão de gás carbônico reduz a camada de ozônio, aumentando a exposição à radiação ultravioleta, que é uma das principais causas do câncer de pele.

Como não conseguimos ficar completamente afastados dos poluentes, é importante tomar alguns cuidados. O primeiro deles é limpar bem a pele para desobstruir os poros, especialmente antes de se deitar. Com a pele limpa, aplicar uma camada fina de um agente de renovação celular.

Para combater o envelhecimento causado pela poluição, recomendo aos meus clientes o uso de cremes antioxidantes que impedem a formação dos radicais livres. Também é importante hidratar a pele regularmente para restaurar sua função de barreira de proteção. 


E, por fim, a recomendação que nunca pode ser esquecida: use filtro solar diariamente. Alguns já possuem hidratantes e antioxidantes em sua formulação. É muito importante observar se o filtro possui fator de proteção solar 30 ou mais e se oferece  proteção contra UVA e UVB. É necessário reaplicar várias vezes ao dia, de preferência, a cada três horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário