terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Dicas para o Carnaval 1

Tatuagem de henna e a dermatite de contato 

Tatuagem de henna não é 100% seguro
Você vai passar o carnaval na praia e está a fim de um visual diferente? Legal demais. Pode escolher entre fantasias de todo tipo, tererê para o cabelo, milhares de tipos de acessórios carnavalescos e, certamente, outras novidades que a gente nem imagina. Mas tatuagem de henna, aquela que os ambulantes prometem como temporária e sem riscos, é algo que você só deve fazer com muita segurança.

A henna é um corante de cor castanho-avermelhada, extraído da casca e das folhas secas de uma planta (Lawsonia inermis) originária da África e Índia. É usada como cosmético para pintar os cabelos e o corpo.  A tatuagem de henna é milenar. Algumas múmias egípcias tinham sinais de sua utilização e, acredita-se, era um símbolo de status da época.


A alergia à henna pura, sem aditivos químicos, é rara. O problema está na adição de substâncias (corantes químicos, sais de chumbo, etc.) que alteram o produto gerando a possibilidade de reações alérgicas. Um exemplo é o costume de acrescentar uma substância denominada parafenilenodiamina para tornar a secagem mais rápida, dar coloração mais intensa e melhor definição ao desenho.

Parafenilenodiamina é um corante autorizado para uso em tintas de cabelo, não podendo ultrapassar 6% da mistura, mas alguns comerciantes acrescentam até 15% em suas fórmulas. Com estas misturas, a henna fica mais agressiva, aumentando muito a chance de provocar reações alérgicas na pele.

Dermatite de contato alérgica

Em geral, a alergia surge em pessoas que já fizeram tatuagens de henna em outras ocasiões porque a sensibilização ocorre com a exposição recorrente ao produto tóxico.

A dermatite de contato começa com uma coceira incômoda, vermelhidão no local e com “elevação do relevo” do desenho da tatuagem. A intensidade da reação pode variar de leve até a formação de bolhas. Na sua evolução, ela pode se resolver espontaneamente após a remoção do pigmento ou após o uso local de medicamentos.

Portadores de alergias na pele tendem a ter maior propensão a apresentar dermatite de contato, embora ela possa surgir em qualquer pessoa.  Mas o problema não para aí: as pessoas que fazem tatuagem de henna com a mistura de  parafenilenodiamina podem adquirir alergia a outros produtos que tenham os mesmos componentes químicos, fenômeno conhecido como “reação cruzada”.

2 comentários: