terça-feira, 21 de outubro de 2014

Coça, coça, coça... quanto mais você se coça, mais coceira sente

O prurido, ou coceira, é uma sensação desagradável na pele, que provoca o desejo de coçar em busca de alívio. É uma das queixas dermatológicas mais comuns e ocorre em várias partes do corpo, como virilha e axilas. A coceira pode ser causada por uma doença de pele, mas também pode ser um sinal de outras doenças, como diabetes ou câncer.

Entre as possíveis causas estão alergia, picada de insetos, fungos, alterações hormonais, etc. Coçar às vezes produz arranhaduras, que provocam mais coceiras, gerando um círculo vicioso. É que a histamina, substância presente no sangue, é liberada no organismo após o ato de coçar e aumenta ainda mais a coceira.

Alguns tipos de prurido:

Prurido da pele seca -  a pele seca, especialmente no inverno e na baixa umidade, pode causar coceira que, quando agravada, pode levar ao aparecimento de eczema - uma irritação na pele com vermelhidão. O ato de coçar, embora possa acalmar temporariamente as irritações, mantém o eczema, agravando o fenômeno de alteração cutânea.

Prurido anal - pode se dar por causa de partículas de fezes retidas nas fendas ou pelos, parasitas, hemorroidas, diabetes, etc.

Prurido vulvovaginal - pode ter as mesmas causas do prurido anal ou infecções vaginais fúngicas, dermatites, alergias, produtos de higiene, etc.

Para inibir a coceira, os anti-histamínicos (conhecidos como antialérgicos) são as medicações mais eficientes, pois combatem os efeitos da histamina. É muito importante saber a causa da coceira, por isso, procure um dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário